Veio Santa Alface a este mundo pr' acalmar nossos desassossegados estômagos. Seja feita a sua vontade. Amén

Wednesday, August 23, 2006

HABs

"Harmful Algal Bloom”, ou em português, Florescimento de algas nocivas (FANs). Este fenómeno é, usualmente, designado por maré vermelha, pelo facto de a água apresentar uma cor avermelhada. Este acontecimento é devido a pequenos organismos, microscópicos, algas unicelulares marinhas, nomeadamente dinoflagelados (organismos com dois flagelos um transversal, no cíngulo, e outro flagelo longitudinal, no sulco). Deixando os termos técnicos de lado, este fenómeno nada tem a haver com marés, mas sim com crescimento muito rápido por banda deste organismos, talvez devido a descargas excessivas de esgotos e de lixo, pois estes geram uma enorme quantidade de matéria orgânica, o que contribui para o crescimento e rápido desenvolvimento de diversos organismos. Nem sempre estes organismos são nocivos, mas no caso dos HABs são. Não fosse o termo “Harmful” (Nocivo). Estes organismos são a base das cadeias tróficas, tendo como consequência a afectação dos organismos que se encontram no topo da cadeia alimentar.Como aconteceu à algum tempo, penso que na Costa Vicentina, os microorganismos nocivos estavam a afectar, através da cadeia trófica, os bivalves locais, pelo que se recomendou que os “come on's” não andassem por lá a comer o raio dos bichos de concha com duas valvas.



Pois é pessoal vamos lá a deixar de fazer cocó na água do mar porque isto pode afectar os nossos dinoflagelados, que até são uns gajos porreiros e bem giros digo-vos eu. Algumas espécies são bioluminescentes – bem interessante, afinal, nem só as estrelas são capazes de produzir a sua própria luz.


Nota: cíngulo e sulco são as depressões onde se inserem os flagelos.


Esquema do ciclo de vida de uma espécie de HAB, neste caso Alexandrium.


Qualquer dúvida é favor perguntar!


Referências:

The Harmful Algae page
Wikipédia

Multifasciatus

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

ou seja...sao como os fungos, nomeadamente cogumelos venenosos?Sendo assim nem tudo o que vem à rede é peixe...por outras palavras nem tudo o que nasce do mar é "puro"...va meninos vamos la parar de mexer nas algas vermelhas so porque lembram o natal ( ou nao) so espero que alguém ande a desenvolver projectos ambientais para travar o avanço da alguita

2:28 PM  
Blogger Caracol Amarelo said...

Acho que não percebeste lá muito bem! Primeiro não é uma alga, ou, se o é, é diferente das algas ditas normais. É um dinoflagelado são microscópicos e tal. Quanto a parar o fenómeno não se trata de os matar, nem nada disso. O que as nossas descargas, supostamente fazem, é aumentar o crescimento e multiplicação dos seres, o que faz os tais blooms. O processo é natural, mas em menor escala. Espero que ajude.

Multifasciatus

3:24 PM  
Anonymous Anonymous said...

ah espera...peço desculpa porque li Harmful Algal Bloom”, ou em português, Florescimento de algas nocivas...mas ja percebi ( nao mergulhem no mar vermelho =P )

2:02 PM  
Anonymous Anonymous said...

Sim senhor, a usar os conhecimentos adquiridos ao longo de um extenuante semestre na cadeira de bio vegetal da fcul pra fins nobres. Podem contar com o meu apoio, por um mundo melhor e sem HAB's, juro k n volto a defecar nas nossas praias.

2:30 PM  
Blogger João Dias said...

Tenho algumas dúvidas sobre estes conselhos sobre não defecar na praia, especialmente vindos de um caracol...
Espero que a sugestão alternativa não seja esta:
"Isto resumindo, quer dizer que cago em cima da boca."

Eheh

Eu já contribuo há muito tempo, basicamente sinjo-me à utilização de casas de banho.

7:21 PM  
Blogger Caracol Amarelo said...

Muito boa a observação joão dias! Lol... Muito boa mesmo, não tinha pensado nessa perspectiva de reciclagem tão alternativa. É uma ideia sim senhor. lol

Multifasciatus

2:12 AM  
Blogger João Dias said...

Queria só dizer que afinal eu cinjo-me e não sinjo-me, aliás sinjir parece coisa suja.

8:07 AM  

Post a Comment

<< Home