Veio Santa Alface a este mundo pr' acalmar nossos desassossegados estômagos. Seja feita a sua vontade. Amén

Saturday, November 17, 2007

Cavar a própria sepultura

Pois é o blog não morreu (parece mas não). Estes gajos chatos ainda estão aqui para durar. O movimento é que exige que isto vá andando devagar, ou não se chama-se o movimento do caracol amarelo.
Venho-vos falar de um artigo da National Geographic Portugal (Novembro 2007) sobre a acidificação dos oceanos. Ora segundo o artigo os oceanos fazem uma "reciclagem" do dióxido de carbono atmosférico (palavra que passou a ser do conhecimento geral por causa do senhor Al Gore), coisa que tem sido muito útil até hoje em dia senão estávamos para aqui asfixiados por causa das plantas. Nos dias de hoje os níveis de CO2 atmosféricos são elevadíssimos e a tendência é obviamente de piorar numa escala exponencial, consequentemente os oceanos vão reciclar mais CO2, o que vai conduzir a formação de um ácido, resultante da associação da água ao dióxido de carbono - ácido carbónico. Este ácido carbónico reduz a quantidade de carbonato na água do mar. Muitos seres vivos marinhos dependem das altas concentrações de carbonato na água do mar para fazer as suas conchas (constituídas por carbonato de cálcio), sem as quais estariam extintos. Curiosamente, estes mesmos organismos fazem parte da cadeia alimentar, e por azar, estão muito abaixo na cadeia alimentar. Receia-se que com a acidificação das águas estes seres se extingam devido a impossibilidade de construir as suas conchas, ou de estas serem tão robustas como o foram/são. Se estes seres são base da alimentação de muitas espécies de peixes, aves... isto pode levar a extinção destas espécies que se alimentam destes seres.
Normalmente, nós os humanos nunca nos preocupamos muito com estas questões. E pode dizer que é muito ecologista, mas quando chega a casa a primeira coisa que faz é ligar a luz e ir ver se está a chover. Sim a lâmpada consome energia, energia que vem duma central termoeléctrica, que por sua vez emite gases para a atmosfera, gases nos quais se inclui o CO2.
Então e as plantas? Elas também emitem CO2, deveríamos irradicá-las? Sim devíamos. Faria todo o sentido...
Recentemente, em Portugal o governo português fez questão de abafar uma questão de poluição, na comunicação social. Não há outro motivo para a comunicação social não ter falado sobre o assunto, que não a própria censura ter actuado.
Houve um derrame de combustíveis no aeroporto da portela. O que é que o aeroporto fez? "Vamos mas é mandar isto p'ro Tejo que ninguém nota. Vamos usar a nossa rede de águas de escorrência para o Tejo. O Tejo está tão feliz por receber as nossas águas de escorrência cheias de resíduos tóxicos, decerto não se importará de receber mais um bocado de combustível derramado". Bimbas... Comunicação social caladinha, e lá foi o combustível. Azar dos azares, viu-se uma grande mancha negra no Tejo. "Oh chiça, ninguém previa tal coisa, foi completamente imprevisível. Quem diria que ao enviar combustível para o Tejo se veria uma mancha negra. Ele há com cada coisa."
Para surpresa de todos, a comunicação social deu a notícia de que tinha aparecido uma mancha negra no Tejo, assim muito brevemente como quem não quer a coisa, afinal de contas foram só milhares de peixes e outros "bichos" que possivelmente morreram.
A lógica do aeroporto é brilhante, vamos "cagar" a casa do vizinho para não cheirar mal em casa.
Multifasciatus

3 Comments:

Blogger João Dias said...

Interessante o post, no entanto acho que fiquei com algumas dúvidas se estarias a falar num registo irónico?
Por exemplo sobre as plantas, estas libertarão CO2 de noite, não de dia, na altura da fotossíntese até ocorrerá o processo contrário e de vital interesse para nós, a conversão de CO2 em O2.
Portanto, não sei qual será o rácio de produção de O2/CO2 das plantas numa base diária, mas penso que mesmo assim ainda será compensatório a sua actividade.

Em relação à estória do derrame, "nada de novo", regimes democráticos que controlam a informação veiculada...é um reformulação do conceito de democracia. Desinformar para reinar...perdão governar.

9:46 PM  
Blogger Caracol Amarelo said...

Estaria a ser irónico, claro... seguindo uma lógica de pensamento do governo! "Ah e tal as plantas consomem oxigénio durante a noite e mandam CO2 para a atmosfera, vamos arrancá-las e por um aeroporto de Lisboa". Acredita que há estudos destes.

11:50 PM  
Blogger Caracol Amarelo said...

Tens razão João escrevi certas passagens que dão a entender aquilo que perguntas-te! Obrigado pela questão pois é importante! ;)

11:54 PM  

Post a Comment

<< Home