Veio Santa Alface a este mundo pr' acalmar nossos desassossegados estômagos. Seja feita a sua vontade. Amén

Monday, March 26, 2007

Desilusão, ignorância e incompetência - adubo Salazarista


Ontem Salazar foi democraticamente eleito o português num programa que não interessa(*) nem ao menino Jesus, mas acabou por se tornar interessante por espelhar tanto a deficiência do programa como a de muitos portugueses. Sim, eu sei os fachos mobilizam-se bastante e este não é um espelho fidedigno da vontade dos portugueses, mas este resultado é sem dúvida uma bela desculpa para eu falar do défice democrático vigente na sociedade portuguesa. Este défice tem níveis de gravidade diferentes, desde o nível do indivíduo que pura e simplesmente não é democrata até ao indivíduo que pensa que por ter votado nas eleições e defender os seus interesses é um verdadeiro democrata. De certa forma existe uma grande desilusão por parte dos cidadãos por terem escolha, ou seja tudo está está mal e é preciso que venha um messias salvar-nos, como o povo português é um bocado incompetente em matéria de eleições a solução passa por esse messias se impôr sobre a ignorante vontade dos portugueses. Ou seja os próprios portugueses desejam que a sua vontade seja menosprezada porque no fundo, no fundo sabem que são incompetentes. Esta coisa da democracia dá muito trabalho, é preciso pensar e é preciso pensar para além do umbigo, porque como a nossa democracia prova, quando todos investem nos seus umbigos uns ficam muito mais satisfeitos que outros. Se por habilidade política e informativa no nosso país se consegue pôr os trabalhadores do privado, que são explorados pelos seus patrões, a defender que os trabalhadores do público, que em nada estão relacionados com essa injustiça, sejam diminuidos nos seus direitos (fazendo a inversão semântica de direito para regalia)...então é a democracia que está mal, venha de lá o nosso messias. Se por um lado temos uma classe política que sabe perfeitamente o porquê de gostar de Salazar, sabemos também que ela se alimenta da ignorância que ela própria faz o possível por perpetuar. A educação dos portugueses é deficitária não porque sejamos mentecaptos, mas porque admiramos quem o é e porque os reproduzimos até à exaustão. Quando na televisão um indivíduo (Belmiro de Azevedo) de visões curtas cujo sucesso pessoal se faz às custas da alienação de direitos dos demais é reproduzido como sendo um modelo...o resto é resultado natural. Desistir da democracia é premiar aqueles que em democracia tudo fazem para miná-la, ao mostrarmos descontentamento elegendo um ditador não estamos a punir a classe política em geral, estamos a premiar uma classe política em particular.

(*) Não que não interesse pelo conteúdo, mas porque a limitação de escolhas e conceito do programa em si é fraco, basta pensar na salgalhada de individualidades que lutam por um título que à partida apenas branqueará grande individualidades para perceber que o programa foi mal pensado (aliás mal copiado).

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

bem, sobre o programa,pouco cativante para as massas em geral, visto a competição com novelas da sic e programas "acefalos" da tvi.
dai, a fraca participação. parece-me,tambem, que a divulgaÇão nao foi suficiente, sobretudo quanto aos meus de voto. Sinceramente, aqui afirmo, que nao votei, porque para alem de eu ser um ser passivo, as opçoes de escolha oferecidas em nada iam a favor dos meus interesses.
contudo fiquei algo boquiaberta quando soube da vitoria de salazar, um homem que teve uma existencia e um fim estupidos,afinal isto reflecte o descontentamento de alguns, e o que passa muito pelo lado economico do país. se queriam um messias, elegessem D.Sebastiao!
A meu ver os meios andam a justificar os fins, e para que isto melhor ha que começar por algum sitio, e nao é por resignaçoes aclamantes por um passado de tortura. Querem revoltar-se façam-no com bandeiras, protestos, greves,invasoes...nao se resignem à inercia!

3:54 PM  
Blogger OrpheuCM said...

e os outros comentários que estavam aqui? lápis azul? =]

4:30 PM  
Anonymous Anonymous said...

googleados! =(

1:45 AM  

Post a Comment

<< Home